fbpx

“Que História Contar?” – projeto oferece contação de histórias e atividades online no mês das crianças

No dia 12 de outubro tem estreia do projeto online “Que História Contar” que vai apresentar uma série de sessões de contação de histórias infantis com atores, músicos e palhaços.

Que tal curtir em casa com a garotada contações de histórias e atividades que fazem refletir sobre importantes questões atuais?


Projeto “Que História Contar”

Projeto "Que História Contar"

No projeto “Que História Contar”, a cada dia, uma obra diferente será contada, seguida de um bate-papo ou de uma oficina interativa com os artistas na plataforma Zoom.

Com textos adaptados de clássicos da literatura infantil e de obras contemporâneas escritas por Lázaro Ramos, Allex Miranda e Moira Braga, as histórias abordam questões como diversidade de gênero, étnico-raciais, acessibilidade, tolerância religiosa, honestidade.

O elenco de 22 contadores é formado por: Alexa Velásquez, Alexandre Moreno, Allex Miranda, Clara Santhana, Danielle Fritzen, Dayse Pozzato, Diego de Abreu, Fábio França, Fernanda Fari, Jorge Oliveira, Leandro Castilho, Lu Fogaça, Luan Oliveira, Matt Trindade, Milton Filho, Moira Braga, Patrícia Costa, Raquel Penner, Thaianne Moreira,Vilma Melo, Viviane Netto e Wladimir Pinheiro.

Os ingressos vão de R$ 7,50 a R$ 15 e todo o conteúdo ficará disponível até 12 de dezembro e podem ser adquiridos no site http://sympla.com.br.

A classificação etária é livre – indicado para crianças a partir de 3 anos.

O projeto “Que História Contar” tem coordenação da pedagoga e contadora de histórias Fernanda Faria e direção geral do produtor Bruno Mariozz.


PROGRAMAÇÃO

12/10 – “Minhas contas”, de Luiz Antonio, com Fernanda Faria.

A história tematiza a tolerância religiosa ao contar a história de uma amizade abalada pelo preconceito. O livro revela-se ainda uma bonita celebração da cultura africana, tão importante para a formação da identidade brasileira. Pedro e Nei são dois furacõezinhos inseparáveis. Mas a mãe de Pedro o proíbe de brincar com o amigo por causa dos fios de contas que ele usa.

Fernanda Faria --- FOTO: Divulgação
Fernanda Faria — FOTO: Divulgação



13/10 – “O ganso cola tudo”, dos Irmãos Grimm, com Viviane Netto, (Cia Histórias Pra Boi Dormir).

A fantástica história do “Ganso cola tudo” faz uma viagem ao grandioso universo dos irmãos Grimm. Trata-se da história de um menino triste que encontra uma bruxa madrinha e tem nela a grande oportunidade de mudar sua vida. Com ajuda de música, adereços cênicos e muita imaginação, o público viaja nessa aventura junto com Alfredo, a bruxa e muitos personagens divertidos.


14/10 – “Melhor faz tranças do mundo”, de Luan Oliveira, com Jorge e Luan Oliveira.

A história de um menino que tem habilidade de fazer tranças, mas não é reconhecido. Triste com isso e apaixonado pelo número três, ele encontra uma solução que o deixa contente e pronto para se tornar o melhor faz tranças do mundo.

Jorge Oliveira --- FOTO: Divulgação
Jorge Oliveira — FOTO: Divulgação



15/10 – “O menino Nito: então, homem chora ou não?”, de Sônia Rosa, com Wladimir Pinheiro.

Nito abria um berreiro por tudo e ninguém aguentava mais tanta choradeira. Um dia seu pai o chamou num canto e veio com aquele discurso: “Você é um rapazinho, já está na hora de parar de chorar à toa”. E tem mais: “homem que é homem não chora”. Essas palavras martelaram na cabeça de Nito.



16/10 – “O marido da Mãe-D’água”, de Câmara Cascudo, com Alexa Velásquez (O Que o Sabiá Conta).

A história de um pobre pescador que, ao conhecer a Mãe d’água e se casar com ela, acumula grande fortuna. Porém, ele não deve nunca maldizer o povo do mar.


17/10 – “O velho, o garoto e o burro”, de fábula de La Fontaine; “João Bobo”, de um conto popular que vem da oralidade; “A pequena vendedora de fósforos”, de Hans Christian Andersen; com Dayse Pozzato.


Numa noite de Natal, uma menina tenta vender fósforos para ajudar seu pai. Quando acende um dos fósforos para se aquecer, ela sonha com tudo o que nunca teve, como uma bela refeição, brinquedos e até a sua querida avó, que desce dos céus para ampará-la e cobri-la com amor.


18/10 – “Pé de Vento”, de Fátima Colin, com Clara Santhana e Leandro Castilho.


Pé de Vento é menino nascido no sertão da Paraíba. Muito curioso, gosta da liberdade do vento, pega carona num redemoinho viajando até chegar ao Rio de Janeiro no dia 27 de setembro. Descobre a tradição da distribuição de doces de São Cosme e São Damião, antes desconhecida por ele. Vive uma aventura repleta de novidades com as histórias desse dia, com cores, brincadeiras, sabores e músicas.

Clara Santhana e Leandro Castilho --- FOTO: Divulgação
Clara Santhana e Leandro Castilho — FOTO: Divulgação



19/10 – “Oxum e seu mistério”, de Kiusam de Oliveira, com Lu Fogaça.


É uma das seis histórias do livro “Omo Obá – Histórias de princesas”. São histórias que aqui chegaram junto com os povos africanos. Apresenta as orixás ainda meninas, com suas características que podem empoderar outras garotas. Oxum, a vaidosa orixá das águas doces, tenta convencer Ogum a voltar para a cidade e ajudar as pessoas com suas ferramentas. Será que ela consegue?



20/10 – “Ombela, a origem das chuvas”, de Ondjaki e Rachel Caiano, com Thaianne Moreira.


Em Angola, Ombela é uma deusa que, ao chorar de tristeza, fez nascer a chuva. Mas para que ela não fizesse mal aos que vivem na terra, Ombela resolveu chorar apenas nos mares. Nem sempre é tempo de estar alegre e até os deuses têm seus dias ruins. O pai de Ombela ensina que chorar pode ser bom e que a alegria pode fazer surgir outro tipo de lágrima. Hora para sorrir e hora para chorar. Ombela aprende que há tempo para tudo e com a ajuda de seu pai, suas lágrimas doces e salgadas encontram outros lugares para ir todos os dias.


21/10 – “Oduduá e a briga pelos sete anéis”, de Kiusam de Oliveira, com Milton Filho.

Oduduá é uma princesa guerreira de beleza rústica e que não gosta de se enfeitar. Desde criança seus principais desejos eram ficar para sempre morando em sua cabaça e possuir sete anéis. Oduduá vivia com seu lindo príncipe Obatalá. O papel desempenhado por Oduduá dentro do enredo é muito forte, pois revela uma busca intensa da princesa por seu espaço, enquanto mulher na sua cabaça (casa).



22/10 – “Festa no céu”, de Ângela Lago, com Diego de Abreu.


Entre os bichos da floresta, espalhou-se a notícia de que haveria uma festa no céu. Porém, só foram convidados os animais que voavam. Com essa premissa, começa a saga do sapo para ir à festa no céu. O sapo surpreende a todos com sua perseverança e coragem, mostrando que podemos e precisamos sonhar. Utilizando objetos improváveis e percussão, a trajetória do herói sapo em busca da festa no céu narrada de forma lúdica.


23/10 – “Alafiá, a princesa guerreira”, de Sinara Rúbiam, com Patrícia Costa.


Sabemos que, na época da escravidão, vieram para o Brasil reinados africanos completos. Sociedades extremamente organizadas foram colocadas em navios sem saber para onde iriam. A história da Alafiá é a história que a própria história não conta. São histórias do povo negro que ninguém aprende, mas que causam um enorme impacto.



24/10 – “Pequena grande princesa”, com Danielle Fritzen.


E se um dia você descobrir um novo mundo? Grande! Onde possa tocar seus sonhos, realizar desejos, alcançar outros mundos. Uma borboleta pode te mostrar esse caminho. Esteja atento, forte! Essa pode ser sua sorte. Então, voe, voe alto. Acredite em você!


25/10 – “Escola de chuva”, de James Rumford, com Fábio França.


É o primeiro dia de aula em Kelo, no Chade, na África. As crianças caminham pela estrada. “Vou ganhar um caderno?”, pergunta Tomás. “Vou ganhar um lápis? Vou aprender a ler como vocês?”. Mas quando ele e as outras crianças chegam à escola, não há sala de aula nem carteiras. Apenas uma professora. “A primeira lição é construir a nossa escola”, diz ela.


26/10 – “O Pote vazio”, conto tradicional chinês, com Matt Trindade.

Um dia, um imperador distribuiu sementes de flores às crianças do seu reino para que as cultivassem e lhe trouxessem o resultado de seu trabalho. Ao final de um ano, o menino Ping só conseguiu apresentar um pote vazio. Mas o que parecia um fracasso tornou-se um grande triunfo.



27/10 – “O pequeno príncipe das ruas”. Texto e interpretação de Allex Miranda.


Um homem de negócios está atrasado para mais uma reunião de trabalho muito importante. Ele faz um desvio na sua rota habitual atravessando por cidades completamente degradadas pelo abandono. No instante em que estava prestes a passar por uma das muitas cidades desprezadas, o seu carro sofre uma avaria e danifica as partes mecânica e eletrônica. Ao perceber que naquela localidade deserta não havia meios de comunicação, ele tenta encontrar uma saída para aquela inesperada situação, e descobre-se perdido dentro de uma cidade culturalmente abandonada.


28/10 – “Sinto o que sinto – A incrível história de Asta e Jaser”, de Lázaro Ramos, com Vilma Melo.


Mesmo para os adultos, lidar com os sentimentos nem sempre é fácil. Isso é o que Dan, personagem principal dessa história, percebe ao longo de seu dia, enfrentando diferentes situações que o fazem ter que encarar uma mistura bastante diversa de sentimentos. E à noite, já em casa e quase pronto para ir dormir, Dan ouve uma história muito especial de seu avô sobre seus ancestrais.



29/10 – “Ventanera – A cidade das flautas”, texto e interpretação de Moira Braga.


Ventaneira é uma cidade fantástica onde flautas voam amarradas em pipas coloridas e só o sopro dos ventos pode tocar estes instrumentos musicais. Um dia amanhece silencioso, sem ventos e sem música. Até que o menino Rudin, o único habitante de Ventaneira que não sabia nem fazer flautas, nem empinar pipas e que só consegue ver o que suas mãos podem alcançar, descobre como trazer a música e a alegria de volta à cidade.



30/10 – “Rapunzel”, adaptação de Leonardo Simões para o clássico dos Irmãos Grim, com Raquel Penner.


Nessa adaptação do conto dos Irmãos Grimm, quem conta a história é uma empregada doméstica, mesclando referências da fantasia com os seus afazeres, como forma de tornar mais leve sua rotina de trabalho. A adaptação, que recebeu diversos prêmios ao longo de 22 anos de trajetória, traz uma seleção de músicas do cancioneiro popular e outras canções originais.

Projeto "Que História Contar" - Raque Penner --- FOTO: Divulgação
Raque Penner — FOTO: Divulgação


31/10 – “Da minha janela”, de Otávio Junior, com Alexandre Moreno.


O narrador descreve cada coisa, pessoa e animal que vê da sua janela em uma favela do Rio de Janeiro. Ele vê cores, traços, gestos, objetos e bichos cujas vidas podem ser parecidas ou diferentes da sua, mas com certeza têm algo a ensinar. Com uma narrativa sensível e ilustrações cheias de vida e movimento, a história é um convite para olharmos para as vidas que nos cercam, mas, muitas vezes, passam despercebidas.


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


“Que História Contar”
De 12 a 31 de outubro, das 10h às 12h
Através da plataforma Zoom
Ingressos: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (para grupos acima de cinco pessoas).
O passaporte promocional sai a R$ 100 para quem adquirir a série completa com 20 contações de história.
Vendas: http://sympla.com.br
Classificação indicativa: Livre.
Recomendado para crianças a partir de 3 anos.
O conteúdo ficará disponível até 12 de dezembro.




:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

É de São Paulo? Então não deixe de conferir nosso post Jurassic Safari Experience tem animais pre-históricos em tamanho real. Uma opção que une diversão e asegurança necessária nesses tempos de pandemia.








:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Siga o 1001roteirinhos nas redes sociais

Instagram – instagram.com/1001roteirinhos
Facebook – www.facebook.com/1001roteirinhos
Twitter – 1001roteirinhos.twitter.com

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.