fbpx

Horta em casa

Sempre que leio os posts da Pati Papp do Coisas de Mãe, fico pensando na sorte que ela tem de poder proporcionar aos filhotes contato diário com a natureza. Morando numa chácara isso faz parte do cotidiano das crianças. Já para quem mora em apartamento nas grandes cidades, a coisa muda de figura. Não é difícil encontrar crianças que só viram certos animais por foto ou pela televisão. Contato com terra, então, nem pensar!

Guardadas as devidas proporções, é claro, sempre procuro pensar em atividades que diminuam um pouco essa distância que a gente vai tendo da natureza.

No fim de semana passado fomos visitar a avó e para nossa surpresa ela tinha comprado uma jardineira para montar uma hortinha e só tava esperando o neto chegar. Os dois já tinham feito algumas experiências muito bem sucedidas e ela se animou a expandir a idéia.

Outro dia plantaram uma semente de abacate. Cresceu tanto que estava parecendo uma palmeirinha quase do tamanho do meu filho. Por sinal, ele usava como aquelas réguas que colocamos na parede dos quartos da criança para seguir seu crescimento – sempre ia lá, colocava o vaso no chão e via em que altura estava em relação à dele. O abacateiro foi adotado pela babá da minha sobrinha que mora em casa com quintal com a promessa de trazer abacates quando eles nascerem. Meu filho está morto de ansiedade, pois adora essa vitamina! Outra que deu certíssimo foi a cenoura. Um dia a avó encontrou uma que já estava brotando e resolveu plantar pra ver no que dava. E deu! Tava crescendo e o vaso ficando pequeno pra ela. Foi aí que resolveu investir numa jardineirinha e chamar o neto pra colocar a mão na massa!

Fiquei feliz que a estréia foi com pezinhos de hortelã que adoro mas que nunca consigo fazer que durem na geladeira. Vou fazer a feira na casa da mama!

Com todo o equipamento – isso faz total diferença pro interesse da garotada – lá foi ele aprendendo o passo-a-passo da jardinagem.
Plantando

Missão cumprida

Acho que vale a pena investir em algum kit específico. Assim como na culinária, na pintura, eles se sentem importantes tendo o seu próprio material. Outro dia vi esse na Entretexto Kids.

Kit Jardinagem

Meu plano ‘infalível’ é fazer uma horta aqui em casa também. Já vi sugestões super bacana e práticas pra quem mora em apartamento ou não tem lá muito espaço. Vai ser tudo quando eu puder pegar meus próprios temperinhos!

Que tal essa idéia de horta na sapateira? Vi no Sturm und Drang, um blog super legal de dicas ambientais e otras cositas da Denise Rangel com o passo-a-passo no Rainha da Sucata, outro blog imperdível pra quem se interessa por reaproveitamento de materiais.

Horta sapateira

Não acho que tenha mão muito boa para plantas mas intuo que agora tenho uma ajuda preciosa. Quem sabe não tenho em casa um ‘menino do dedo verde’? 😉

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.