fbpx

Sim, estudar vale a pena! #blogagemcoletiva

Fui convidade pela Samantha Shiraishi (@samegui) do blog A Vida como a Vida Quer para participar da #BlogagemColetiva do Dia do Estudante (11 de agosto) em apoio a campanha #EstudarValeAPena organizada pelo Instituto Unibanco com objetivo de conscientizar e combater a evasão escolar durante o ensino médio. Confesso que fiquei bem feliz com o convite!

 

Estudar Vale a Pena

 

De família de classe média, desde pequena tive acesso a boas escolas. Estudar, para mim, nunca foi um problema, sempre gostei de aprender e tive facilidade com a maioria das matérias. Acredito que grande parcela disso tenha vindo graças a minha base desde o ensino fundamental.

Uma coisa que aprendi desde cedo com meus pais, que sempre valorizaram o estudo: conhecimento é um bem precioso que levamos para a vida inteira, algo que ninguém pode tirar de nós. É ele que nos dá as ferramentas para alcançarmos muitos dos nossos objetivos. Sem ele, não podemos exercer plenamente a cidadania a que temos direito. Como meu pai sempre disse: educação é a maior herança que se pode deixar para os filhos!

Um estudante que inicia na pré-escola, passa pela alfabetização com problemas e não tem apoio familiar e escolar para sanar essas deficiências, acaba enfrentando grandes dificuldades ao longo dos anos. É como uma bola de neve. Os problemas tendem a se acumular levando a criança a não gostar de estudar e ao final, largar a escola. Essa criança já parte em desvantagem. São grandes as chances de se tornar um jovem também excluído num mercado de trabalho que exige cada vez mais qualificação.

Lembro da angústia e decepção do meu cunhado quando ingressou como professor do ensino médio em escola pública numa região carente de Niterói, ao ver seus alunos se perdendo ao longo do caminho. Muitas crianças e jovens totalmente desestimulados, outros com grande potencial mas que tinham os estudos prejudicados pela necessidade de trabalhar precocemente ou por uma gravidez não planejada. A sensação de impotência nos seus relatos era uma constante.

Não há dúvida de que para ter um futuro, nossas crianças precisam ter um presente! Um presente que inclua uma escola que atenda as suas necessidades e demandas, que consiga acompanhar seus anseios e não as perca ao longo do caminho.  Combater a evasão escolar é um primeiro passo para criar uma sociedade mais justa onde todas as pessoas tenham possibilidades de encontrar o seu lugar ao sol. Afinal, o peixe dado, acaba, mas o aprendizado de como pescar, é conhecimento para a vida toda!

 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Para saber mais sobre a #BlogagemColetiva #EstudarValeAPena no Dia do Estudante dê uma passada no post O dia do estudante e a blogagem coletiva #EstudarValeAPena do blog  A vida quer e no site da campanha. Participe!

3 comentários

1 menção

  1. Oi Eliane,
    adorei o post.
    Parabéns!

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    1. Oi Chris,
      Obrigada! É importante a gente participar e discutir um assunto que influencia diretamente o futuro das nossas crianças, não é?

      Bjs! Eliane

  2. Olá,
    Estamos realizando o primeiro sorteio de nosso blog – ninjaocidental.blogspot.com e gostaríamos de convidar todos por aqui…

    Vale um exemplar de O Pequeno Príncipe, do piloto/poeta Antoine de Saint-Exupéry. Para participar é fácil, basta seguir o ninja e responder a uma singela perguntinha…

    Esperamos vocês por lá.

    Beijos,
    Ana Paula

  1. […] 1001 roteirinhos […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.