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Blogagem Coletiva – Carta Aberta ao Conar

Estamos participando da blogagem coletiva organizada pelo Movimento Infância Livre de Consumismo com objetivo de divulgar a Carta Aberta ao Conar (orgão de autorregulamentação publicitária).

Amanhã, 03 de julho, PAIS E MÃES representantes do movimento vão estar Brasília participando de uma audiência pública referente ao Projeto de Lei 5921/01, que pretende determinar um novo regramento para publicidade infantil no Brasil.


Carta Aberta ao Conar

Duas recentes medidas do Conar referentes aos abusos da publicidade voltada para as crianças nos deixaram preocupados e ainda mais descrentes da atuação deste órgão com relação à proteção da infância.

A primeira foi a decisão de sustar a campanha da Telessena de Páscoa por anunciar para o público infanto-juvenil um produto que só pode ser vendido para maiores de 16 anos (de acordo com regulamentação da SUSEP). A segunda foi a advertência dada pelo Conar à Ambev, com relação ao ovo de páscoa de cerveja da Skol.

Ambas atitudes do Conar seriam dignas de aplausos – se tivessem sido tomadas quando as campanhas publicitárias estavam no ar, na Páscoa, em março. Mas o Conar só agiu em junho, quando as campanhas já não eram mais veiculadas.

Com isso, não houve nenhum impedimento para que a mensagem indevida da Telessena atingisse impunemente milhões de brasileirinhos e que a Ambev promovesse bebida alcoólica através de um produto de forte apelo às crianças. A advertência à Skol é ainda mais ineficaz, pois não impede que no próximo ano, produto semelhante seja oferecido.

O Movimento Infância Livre de Consumismo vê nessas decisões a comprovação de que o atual sistema de autorregulamentação praticado pelo mercado publicitário brasileiro é lento, omisso e ineficiente. Fato ainda mais grave quando se trata da defesa do público infantil.

Por isso, exigimos que a publicidade infantil sofra um controle externo como todas as atividades empresariais. Reiteramos nossa postura de que, sem leis e punição, jamais teremos uma publicidade infantil mais ética.

Nós, mães e pais, exigimos respeito à infância dos nossos filhos e solicitamos que estas duas atuações não constem dos autos do Conar como casos de sucesso.

Contabilizar pareceres dados depois que as campanhas saíram do ar, como exemplo da firme atuação do Conar, é propaganda enganosa. E isso contraria o tal Código de Autorregulamentação que os publicitários insistem em tentar nos convencer que funciona.

(Este texto faz parte de uma blogagem coletiva proposta pelo Movimento Infância Livre de Consumismo juntamente com blogs parceiros. Este movimento é composto por pais e mães que desejam uma regulamentação séria e eficiente da publicidade voltada para crianças. Para saber mais acesse: http://www.infancialivredeconsumismo.com.br)


O Movimento Infância Livre de Consumismo é um grupo que luta contra os abusos da publicidade dirigida às crianças no país. Em 3 meses o movimento conseguiu a adesão de mais de 5 mil pessoas! E que venham mais brasileiros preocupados em defender nossas crianças da publicidade abusiva.



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Quer participar também?

Basta copiar a Carta Aberta ao Conar, publicar no seu blog, com as tags #desocupaCONAR, #publicidadeinfantil, #infancialivre.

E se você tiver TWITTER, divulgue o texto usando #desocupaCONAR.

**o selinho para a blogagem você encontra aqui .

Para saber mais sobre o Movimento Infância Livre de Consumismo, acesse o sitewww.infancialivredeconsumismo.com.br

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