fbpx

AS 5 MAIS :: Porto Alegre

Chegamos ao 5º post da série e aproveitamos a semana do dia dos pais para convidar um casal blogueiro, Luciano e a Andrea do blog Malas e Panelas para dar suas dicas de passeio legais em Porto Alegre.


Adoramos viajar e estamos constantemente fazendo planejamento para viagens futuras. Algumas saem do papel, outras tantas não. Enquanto isso, aproveitamos muito nossa cidade, Porto Alegre. Sempre que possível fazemos um passeio diferente e aqui está a nossa lista dos cinco testados e aprovados. Obrigado pelo convite Eliane!


Dica 1: Linha Turismo

Passeio em um ônibus de dois andares (andar superior aberto), com narração, podendo-se escolher por dois roteiros – Centro Histórico e Zona Sul. Recomendamos o do Centro Histórico, pois visita os principais pontos da cidade e como bônus pode-se descer em quaisquer das paradas, desbravar as proximidades e embarcar nos próximos ônibus para continuar o passeio (o roteiro Zona Sul não permite desembarque durante o passeio). É incrível como a cidade parece diferente! Pontos legais para aventurar-se a pé são as proximidades do Parcão (Bairro Moinhos de Vento – Rua Padre Chagas e transversais); do Mercado Municipal (no Centro, podendo-se visitar a Praça da Alfândega e a Praça da Matriz); Parque da Redenção (especialmente aos domingos, quando fica lotado com o Brique da Redenção – uma feira de artesanato) e a Fundação Iberê Camargo.


linha turismo


Mais informações: www.portoalegre.travel/site/linha_turismo.php

Um pouco mais sobre alguns dos pontos possíveis de serem visitados: malasepanelas.com/pontos-turisticos-de-porto-alegre-por-16-criancas


Dica 2: Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS

Pode parecer exagero, mas é possível passar o dia por lá. São 10 mil m2 de exposições, com 600 experimentos divididos em 30 áreas temáticas. E dá para interagir com TODOS. Física, eletricidade, corpo humano, Terra e universo, matemática, cinema… diversão garantida, com um bônus de se aprender muito! Nós almoçamos no restaurante Panorama, no mesmo prédio (Prédio 40) e depois passamos a tarde no museu. Como o ingresso é uma pulseira, pode-se começar a visita pela manhã, sair para almoçar e voltar depois (mas sem retirar a pulseira).


MCT


Mais informações: www.pucrs.br/mct


Dica 3: Passeio de barco pelo Guaíba

O Guaíba é parte de Porto Alegre e muitos dizem que o pôr do sol nele é o mais lindo do mundo. Realmente é muito bonito, mas mais bonito ainda é ver como a cidade está espalhada pela orla desse rio/estuário/lago (a definição geográfica é uma dúvida dividida por quase todos que moram aqui). O passeio pelo Cisne Branco é uma ótima maneira de conhecer a geografia das ilhas. Passeio de uma hora navegando por diversos canais, com um barco que possui lanches para vender e dá às crianças a chance de ser o capitão por alguns minutos!


Delta


Mais informações: www.barcocisnebranco.com.br


Dica 4: Jardim Botânico

Encravado no meio da cidade, é uma excelente opção para um contato direto com a natureza. Espaço de sobra para que os pequenos corram bastante, pisem na grama e entrem no mato, coisas raras de fazer hoje em dia na cidade. Um lago repleto de tartarugas e o esqueleto de uma girafa junto ao Museu de Ciências Naturais completam o passeio. Aos que desejam ter o seu próprio Jardim Botânico, há a possibilidade de comprar mudas de plantas nativas do Rio Grande do Sul.


Jardim Botânico


Mais informações: www.fzb.rs.gov.br


Dica 5: Parque Germânia

A Redenção e o Parcão são ótimos parques, mas o mais novo parque de Porto Alegre, entregue à cidade pela construtora responsável pela urbanização e construção de um bairro inteiro e mantido pela associação desse bairro, é outra opção para que a energia dos pequenos seja extravasada. Playgrounds, espaço para andar de bicicleta, quadras de tênis e poliesportivas e muito espaço para correr. É cercado, com horário de funcionamento e, por ser mantido pela associação do bairro está sempre limpo e bem cuidado. Combina com um almoço no restaurante Dado Bier (no Bourbon Country – a uma quadra do parque) que oferece uma excelente área de recreação para os pequenos e com uma visita à Livraria Cultura, em frente ao restaurante.


Parque Germânia


Mais informações: www.hagah.com.br/rs/porto-alegre/local/87312,2,parque-germania.html


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Luciano e Andrea
Blog – http://malasepanelas.com
Twitter @malasepanelas
Facebook – www.facebook.com/malasepanelas



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Para conhecer os outros destinos da série acesse AS 5 MAIS.



7 comentários

2 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. Já vou guardar nos favoritos, para quando voltarmos a Porto Alegre no fim do ano.
    Bjs

    1. Boa, Fernanda!

      Bjs, Eliane

  2. Favoritado, em novembro vamos a POa e dar uma esticada no Natal Luz tb !!

    1. Com certeza vão curtir muito, Flavia! 😉

  3. Muito bons estes passeios! Moro aqui há mais de 2 anos, mas ainda não levei minha filinha no Parque Germânia, só Redenção e Parquão. Vou conferir este!

    • igor tedesco schmidt em 12 de janeiro de 2014 às 14:28
    • Responder

    o parque germania eh maravilhoso ! vale a pena conhecer ! alias td em Poa eh otimo !

      • Eduardo Oliveira em 26 de agosto de 2016 às 22:26
      • Responder

      Menos. Porto Alegre pode ter sido boa. Já foi. Cidade está largada. Mal conservada e suja. E a violência então? Atingiu níveis alarmantes. Cuidado! Passear em Porto Alegre agora é uma “aventura” perigosa.

  1. […] outras quatro estão lá no 1001 Roteirinhos É só clicar aqui para […]

  2. […] Curitiba (Blog Eu Viajo com meus Filhos), Fortaleza (Outros Ares), Gramado (Destemperadinhos) e Porto Alegre (Malas e Panelas)! Share this:CompartilharEmailGostar disso:GosteiSeja o primeiro a gostar […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.