«

»

out 02

AS 5 MAIS :: Paraty

O post de hoje traz dicas bacanas de se fazer com a criançada nessa cidade apaixonante. Com a palavra, Paula Bertone do site ParatyCool.




Somos uma família de São Paulo e escolhemos Paraty, cidade do litoral do Rio de Janeiro, para morar. Sou mãe de uma menina de quatro anos e um menino de seis meses. Vivemos aqui há quase três anos e adoramos explorar a cidade e a região.

Paraty: Fica no litoral do Rio de Janeiro, a 245 km da cidade do Rio de Janeiro e 310 km de São Paulo. É uma das mais bonitas e preservadas cidades do período colonial brasileiro.

Separei aqui cinco dicas de passeios imperdíveis para fazer com crianças aqui em Paraty. Espero que gostem:


Dica 1: Passear de caiaque e desbravar o mangue – Saindo das praias do Jabaquara ou do Pontal, você pode costear o morro do Forte e ver a cidade do mar. É lindo demais.

Com disposição para remar um pouco mais, você pode atravessar toda a extensão da Paria do Jabaquara e passar emn frente ao mangue. Na ponta direita desse mangue, há um braço de rio, escondido entre as folhagens, que permite cruzar o manguezal e sair do outro lado no Saquinho do Corumbê, um lugar lindo e que é praticamente desconhecido. É uma aventura inesquecível num lugar lindo e misterioso, cheio de caranguejos e garças.

5mais_PARATI_01


Dica 2: Curtir a Praia e almoçar na Barra do Corumbê – Quem disse que Paraty não tem praia boa?
Essa lenda existe. Mas morando aqui descobrimos que existem lindos lugares e ótimas praias a poucos kilômetros do centro da cidade.
Uma ótima dica para quem viaja com crianças pequenas é curtir uma praia na Barra do Corumbê (no Kim 565 da Rio-Santos) e almoçar no Quiosque Cheiro de Camarão, que serve ótimos frutos do mar.

A praia – a apenas 6 km de Paraty – é tranqüila e o quiosque tem uma boa estrutura para crianças, com chuveiro e banheiro. Dá para deixar as crianças brincando nas águas calmas da praia enquanto você saboreia um bobó de camarão, a casquinha de siri ou uma caipirinha.

5mais_PARATI_02


Dica 3: Passeio de bike às cachoeiras e à estrada de Paraty-Cunha Pedalar e depois tomar um refrescante banho de rio. Programa bom pra gente grande e gente pequena. Você precisa de uma bike com cadeirinha e um pouco de espírito de aventura! Saindo do trevo de Paraty em direção a São Paulo, ande cerca de 1 km até uma placa indicando Corisco. Entre à direita na estrada, que foi recentemente asfaltada.

O passeio é deslumbrante, passando por pastos e plantações. Você passará por pequenas vilas no Corisco. Há algumas subidas, então o ideal é estar em forma. Os poços da Laje e da Andorinha ficam a cerca de 10 km da Rio-Santos e são muito bons para o banho.

Outro passeio bonito de bicicleta é subir a estrada Paraty-Cunha. Saindo do trevo de Paraty, há uma ciclovia que sobe a estrada. Sugiro andar por 7 km até o restaurante Villa Verde e almoçar por lá. O passeio é uma beleza e o restaurante, também.

5mais_PARATI_03
5mais_PARATI_04


Dica 4: Passeio de barco pela Baía de Paraty O Uma das atrações mais populares de Paraty é o passeio de escuna. Para quem quiser conhecer as lindas praias e ilhas daqui, recomendo sempre alugar o barco de um pescador. Pode sair um pouco mais caro que o passeio de escuna, mas é muito melhor. Você pode fazer seu próprio roteiro e fica mais fácil se programar – com ou sem crianças. Há dezenas de barcos para locação no cais da cidade ou às margens do Rio Perequê-Açu.

Outra dica: as escunas fazem sempre o mesmo trajeto, visitando praias e ilhas concentradas em um lado da Baía de Paraty (Jurumirim, Engenho, Vermelha, Lula). São lugares lindos e que valem a visita. Mas o lado oposto da Baía é também muito bonito,mais vazio e que tem lugares inesquecíveis, como a Praia do Ventura, Praia do Pé do Morro e a Ilha do Cedro.

5mais_PARATI_05


Dica 5 : Passeio a pé ao Centro histórico e Visita ao Forte – Não dá para visitar Paraty sem tirar uma tarde para explorar o Centro Histórico. Patrimônio Nacional, ele é considerado pela UNESCO como “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso” é Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN. Há muitos lugares charmosos ali. As ruas conservam ainda o calçamento “pé de moleque” e os antigos casarões ainda exibem fachadas com desenhos geométricos em relevo, herança da maçonaria. Experimente parar para tomar um sorvete em frente à Praça da Matriz. Nós adoramos!

Se você estiver pela cidade em feriados religiosos, como na festa de Nossa Senhora dos Remédios ou Festa do Divino, pode ainda ter a sorte de ver as tradicionais procissões e danças típicas caiçaras. É uma beleza!

Ainda a pé e bem perto do Centro Histórico você pode visitar o Forte da cidade. É um passeio bem legal para fazer com as crianças. Você irá subir um caminho cercado de mata e lá no alto do Forte é possível se ter uma belíssima vista de Paraty e a sua Baía. O lugar também conta com um Centro de Artes e Tradições, onde ficam expostos peças do período colonial como: tachos, caldeirões de produção de açúcar, redes, cestarias. Vá sem pressa para apreciar a paisagem e ver o pôr do sol lá de cima!.

5mais_PARATI_06
5mais_PARATI_07

5mais_PARATI_08



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Paula Bertone
Facebook: www.facebook.com/orangotango
Site: Site Guia de Paraty – ParatyCool
Blog: Blog Orangotango
Site: Orangotango Loja



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Para conhecer os outros destinos da série acesse AS 5 MAIS.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Rose Misceno

    Adorei as dics, acho que vou pra lá esse feriado!!

  2. Flávia Brito

    Gente, adorei este post. Me identifiquei muito com esta família, quem sabe um dia não fazemos estes passeios por aí. Valeu pelas dicas!!

  3. Valéria Vieira Beirouth

    Adorei as dicas. Tenho muita vontade de conhecer Paraty com meus lindinhos. Beijos!

  4. Os Costas

    Ainda não tive a oportunidade de conhecer Paraty, mas é um dos lugares que morro de vontade de ir, enquanto não aparece essa oportunidade, fico babando nas fotos e relatos de quem já foi.
    Muito bom o Post, só aumentou meu desejo de ir a Paraty.
    Abraços.

  5. Paula Orangotango

    Queridas,
    Fico feliz que estejam gostando do post. Espero que curtam muito esse pequeno paraíso que é Paraty!
    Adorei o convite!
    bj,
    Paula

  6. bia pires

    Olá, bom dia,meu nome é Bia e estou de mudança pra Paraty e conheci seu blog procurando na internet informações sobre a cidade onde vou morar,estou super preocupada porque tenho um cachorro (que é o filho q eu tenho)e estou buscando informações sobre a cidade,se existe tratamento animal caso ele precise, se o clima é bom pra criar um animalzinho, entre outras coisas.Eu não sei se vcs tem cachorro,gato etc.mas se pudesse me orientar a respeito eu ficaria muiiiiito feliz.agradeço desde já e aguardo com ansiedade sua resposta.

    1. Paula Orangotango

      Oi Bia, ]
      Tudo bem??
      Obrigada pelo comentário.
      Assim como vc, temos também cachorro. Um não, um casal!
      Temos uma veterinária que acompanha os dois, mas para coisas simples do dia-a-dia.
      Para cuidados especiais(digo por experiência prórpia, pois a nossa femea nasceu com um problema de má formação da perna), recorremos a Ubatuba – cidade que fica a 70km daqui e que tem uma infraestrutura veterinária melhor.
      Quanto ao clima, não saberia te dizer se é bacana para os caninos. Mas passeamos muito com eles e eles parecem viver felizes!
      bjs e se quiser conversar mais, me escreva!
      Paula

  7. admin

    Oi Bia,

    Você deve entrar em contato diretamente com a Paula Bertone através ddos endereços informados ao final do post.

    Obrigada pela visita!

    Abraços,
    Eliane

  8. carina benato

    Olá, gostei de suas dicas e respostas, portanto gostaria de perguntar a vc o valor médio para alugarmos uma casinha pequena ou comprarmos, com um espaço para cachorros, pois estamos pensando em nos mudar para Parati, somos da serra gaúcha, temos uma pousada por aqui, mas iremos vende-la, meu esposo é hoteleiro e eu sou professora de dança e teatro e formada em Ed fisica, e gostaria muito que me enviasse em email as possibilidades de trabalharmos com essas formações por aí…
    Desde já agradeço muito pelo retorno , com carinho Carina

  9. ledujero

    Estive recentemente em Paraty e me encantei com tudo, e agora ñ paro de pensar em uma maneira de me mudar pra lá .
    Enquanto estive na cidade procurei trabalho, mas descobri que os trabalhadores da minha área, que é jardinagem, ganham muito pouco, e por esse motivo estou desolado.

  10. Joyce Lacerda

    Olá, muito obrigada pela dica do restaurante Villa Verde.
    Eu estava procurando um lugar assim lindo, Lara fazer um ensaio fotográfico com o esposo e este lugar é exatamente o q eu queria. Muito obrigada.

  11. lygia

    eliane, seu blog foi uma luz pra mim, te mandei email ok, depois se puder ver e me ajudar!!! agradeo muito!!beijocas!!

    1. admin

      Oi Lygia,
      O post foi escrito por pela nossa convidada Paula Bertone. Você pode entrar em contato com ela através do Facebook: http://www.facebook.com/orangotango ou do
      Site: Site Guia de Paraty – ParatyCool.

      Espero que ajude.

      Beijos,
      Eliane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Get Adobe Flash player