fbpx

1001 DESTINOS DE INVERNO: Miguel Pereira (RJ)

Chegamos ao terceiro post da série dos destinos de inverno. A convidada é a Karla Alves Leal do blog Cariocando por aí que conta um pouco sobre a cidade de Miguel Pereira.


……………………………………………………………


Miguel Pereira é uma cidadezinha da serra fluminense que ostenta um título muito especial. Com temperatura média de 24° e localizada a 618m acima do nível do mar, é conhecida como a cidade com o “3º melhor clima do mundo”. As roseiras plantadas na década de 1970 e que acompanhavam a linha férrea fizeram com que Miguel Pereira também fosse reconhecida como a “cidade das rosas”, mas esse título infelizmente ficou no passado.

A apenas 2 horas de viagem do Rio de Janeiro (116km), é um destino perfeito e muito procurado para as escapadas de final de semana ou para férias em família e em contato com a natureza. Tem um inverno generoso que combina com um bom fondue. E tem um verão delicioso para tomar banho de cachoeira e passear ao ar livre, aproveitando o calorzinho durante o dia e uma leve refrescada ao anoitecer.

A maioria dos programas da cidade tem sempre a natureza e as montanhas como cenário: cachoeiras, lago, passeios a cavalo, pedalinho, esportes radicais e até museus cheios de histórias. Para quem também gosta de fazer turismo gastronômico, cuidado! É impossível sair de lá com as mãos abanando! Tem chocolate, doces caseiros, queijos e até cachaças.

Frequento Miguel Pereira há muitos anos, desde o tempo em que seu carnaval era uma das atrações mais esperadas do ano (depois da Festa do Tomate da vizinha Paty do Alferes), de quando não tinha nem caixa eletrônico muito menos shopping . É a terra do meu pai e onde ele escolheu viver depois da aposentadoria. Como uma “neta” da terra, separei algumas dicas dos meus programas favoritos para curtir com a família na cidade.

Subida da serra com muita neblina - Foto de Cariocando por aí.

1) Lago da Javary

É o cartão postal da cidade. Impossível não se encantar com sua beleza e sua paz. Sentar à beira do lago e admirar a natureza por si só já é uma delícia. Mas também é possível alugar cavalos e charretes e passear no entorno do lago (atenção: peça para o responsável não passear pela rodovia, é muito perigoso!), queimar as calorias em uma boa caminhada ou nos pedalinhos, e depois tomar uma água de coco nos quiosques que funcionam ali pertinho. Tem um parquinho de madeira bem modesto perto dos cavalos, mas as crianças gostam. Esse passeio é obrigatório, nem que você passe só de carro! Mensalmente ocorre no Parque de Exposições de Javary a Feira do Interior, com artesanatos e produtos regionais.

Cavalos e charretes – a partir de 09h30 | Aos sábados, domingos e feriados

Pedalinhos – passeios de 15 minutos – a partir das 09h até 20h na alta temporada

Lago de Javary - Foto de Cariocando por aí (2)
Lago de Javary - Foto de Cariocando por aí (1)
Cavalinhos para aluguel - Foto de Cariocando por aí.



2) Cachoeiras de Vera Cruz

Só dá para se aventurar no verão, e ainda assim as águas são congelantes. Mas é uma delícia contemplar esse presente que a natureza deixou em Miguel Pereira. Natureza em estado bruto, imperdível.

Queda D'água Santa Branca - Foto de Cariocando por aí

3) Viaduto Ferroviário Engenheiro Paulo de Frontin

Fica em Vera Cruz, antes da subida da serra, e é considerado o único viaduto de ferro e em curva do mundo. Imponente, tem 82 metros e está situado a 34 metros acima do rio Santana.


4) Museu do Trem

Fica na extinta estação ferroviária de Governador Portela, pequeno município antes de chegar à Miguel Pereira. Reúne informações e um rico acervo fotográfico e de objetos da antiga estrada de ferro, grande responsável pela alavancada da urbanização de Miguel Pereira no século XX. No Museu ainda existem os antigos trilhos que fizeram a história desta estrada de ferro. Entrada franca.

Atualmente encontra-se fechado para reformas, mas fica a dica!
Museu do Trem - Foto de Cariocando por aí



5) Museu Francisco Alves

Um espaço dedicado ao Rei da Voz, que foi um grande fenômeno da música popular brasileira no final da década de 1920 e tinha residência na cidade. Francisco Alves vendeu aproximadamente 5 milhões de discos e consagrou nomes importantes da nossa música como Cartola, por exemplo. No museu os visitantes podem ver partituras, discos, objetos pessoais e muitas outras curiosidades.

Fica bem no coração de Miguel Pereira, no Castelinho que fica dentro do Jardim Municipal Francisco Marinho Andreiolo. Diariamente das 09h às 17h e a entrada é franca.


6) Sítio das Goiabas

No caminho para Avelar, vende compotas, geleias e doces cristalizados. Na época da colheita das goiabas, é possível catar as frutas no pé. O cheirinho da produção nos fundos da loja é inesquecível.


7) Museu da Cachaça

O Museu da Cachaça fica em Paty do Alferes, mas é tudo tão pertinho que vale a pena dar uma esticada até lá para conhecer o vasto acervo deste museu, o primeiro do gênero no Brasil, que conta com uma indústria artesanal de aguardente, adegas e bar para degustação gratuita. Cuidado com as crianças!


8 ) Rampa de parapente

Para quem gosta de adrenalina, Miguel Pereira também tem rampa de parapente, onde os aventureiros podem desfrutar de uma paisagem privilegiada. Os turistas que preferem não se arriscar também são presenteados com um visual incrível desde a hora da decolagem.


9) FENART

É a tradicional feira de artesanato da cidade, que reúne artesãos de todo canto do mundo. Geralmente ocorre no último final de semana de outubro e vai até o feriado de Finados (02 de Novembro), que coincide com o aniversário do município. Fica no pavilhão localizado na subida para o Miguel Pereira Atlético Clube.


10) Para levar pra casa!

Em Miguel Pereira é muito fácil encontrar produtos caseiros de qualidade. Se você quer levar para casa alguma recordação “comestível”, aí vão as minhas dicas:


– Pão de tomate do Supermercado Arcozelo: não volto para casa sem esse pão na bagagem, e meu pai sempre traz para mim quando vem me visitar. O tomate é um dos produtos mais importantes da região e esse pão é maravilhoso. Torradinho então… humm!


– Doces Carmem: é sem dúvida a doceria mais famosa da cidade, com mais de 50 anos de tradição. O meu doce favorito é o de jaca em calda, mas tem uma variedade enorme de compotas e doces cristalizados. O brigadeiro também é de deixar marcas! rs

Rua Dr. Pedro Saullo, 70 – Miguel Pereira
Das 09h às 18h
Tel: (24) 2484-2933
doces-carmem@hotmail.com

Doces Carmem - Foto de Cariocando por aí


– Pé de moça da Comilância: é uma espécie de pé de moleque, só que em vez de crocante, é molinho como brigadeiro. Já fez o maior sucesso na festinha de 2 anos do meu filho! A matriz da loja fica em Paty do Alferes, mas é possível encontrá-lo no restaurante Mc Gato, na padaria do Angu (Padaria Santa Cecília) e no Shopping Florescer (Restaurante Comilância), todos no centro de Miguel Pereira.


Café da manhã na Padaria do Angu: é a padaria mais gostosa e mais concorrida da cidade. Tem uma variedade grande de lanches, sanduíches, pães e bolos. Um café da manhã por lá sai em torno de R$ 11,00 para duas pessoas. É bom chegar cedo, porque costuma ficar sempre cheia. Também adoro os folhados doces – palmiers – de lá. Os donos sempre inovam o cardápio aos finais de semana, incluindo caldos e sopas, por exemplo.

Café da manhã na padaria do Angu - Foto de Cariocando por aí

– Para almoçar: o carro-chefe da cidade é o Mc Gato (no centro), especialista em espetinhos, bom atendimento e preço excelente. Se você gosta de galeto na brasa, ande mais um pouquinho e conheça o restaurante Maria Fumaça (também no centro). Para uma deliciosa comida portuguesa com certeza e um bolinho de bacalhau inesquecível, Adega do Abel (no Rio D’Ouro, próximo à entrada para Vassouras). Para uma comida caseira e um preço camarada, tem a Cantina da Naná (nos fundos do Shopping Serra Azul)

Restaurante mc Gato - Foto de Cariocando por aí

– Para queijos e ricotas frescas: adoro passar na Queijaria Judith, que fica à direita após o Posto Plante Café. O Sítio Solidão também é um dos orgulhos da cidade, tendo seus produtos vendidos em vários pontos do Estado do Rio.



– Chocolates:
os chocolates da Bebel são os mais antigos e famosos da cidade. Tem uma varandinha aconchegante para um café ou chocolate quente nos dias frios.

Chocolates Bebel - Foto de Cariocando por aí


– Para doces e um cafezinho: adoro o cappuccino, bolos e os docinhos caseiros do Doce Delírio (ou bar do Tuba), que fica no Calçadão do Viô, no centro. Servem refeições também, inclusive bobó de camarão.


Espero que aproveitem as dicas, cuidado com a serra e boa viagem!


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Nome: Karla Alves Leal
Blog: www.cariocandoporai.com.br
Facebook: www.facebook.com/cariocandoporai
Twitter: @cariocandoporai

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Para quem quiser saber mais sobre a parte histórica de Miguel Pereira e toda a região do Vale do Café, convido a visitarem o meu antigo blog, totalmente dedicado a este destino tão especial. Atualmente encontra-se sem manutenção, mas tornou-se um arquivo de boas memórias e ponto de encontro e reencontro de moradores saudosistas : www.miguelpereirarj.wordpress.com


27 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Adorei, Eliane!
    Obrigada pelo espaço. Espero que as pessoas gostem de conhecer um pouquinho mais da nossa serra.
    Bjs,
    Karla

    1. Eu é que agradeço pela participação e pelas dicas!

      Beijos,
      Eliane

    • Maria Ines Vargas em 23 de julho de 2013 às 21:18
    • Responder

    Olá !! Legal o post ! Sera nosso destino para comemorar o Dia dos Pais !
    Você poderia me dar indicações de hotel fazenda ?!
    Obrigada, e no aguardo do próximo post de destino de inverno !!

  2. Oi Maria Ines,

    Obrigada pela visita e pelo comentário.
    Eu não conheço os Hotéis da região. Vamos ver se a Karla tem indicações

    Abs,
    Eliane

  3. Olá, Maria Inês! Obrigada!
    Provavelmente vamos nos esbarrar por lá no Dia dos Pais! 🙂
    Bom, como meu pai mora lá, nunca me hospedei em nenhum hotel porque sempre fico na casa dele, mas como ele conhece bem a região, me passou algumas boas dicas para que eu pudesse te repassar. São todas dicas baseadas no que ele vê e no que ele ouve, uma vez que mora na cidade. Não temos experiências de hospedagem, ok? Vamos lá! Relacionei várias dicas que ele me deu, mas nem todas são hotel fazenda, tá bom?
    * Pousada Fazendinha
    * Hotel Itamaracá (de frente para o Lago Javary – excelente localização)
    * Hotel Fazenda Montanhês (excelente – já visitei e é enorme, cheio de atividades – adoro!)
    * Hotel Fazenda Mangalarga (lindíssimo – em Paty do Alferes)
    * Arcozelo Palace Hotel (logo depois do centro de Paty)
    * Pousada Alegria (Miguel Pereira – super central)
    * Pousada Caçarola (acesso mais difícil)
    * Colônia de férias Vila Rica, em Avelar (meus tios frequentavam todos os anos no passado e amavam)
    * Além de dezenas de colônias de férias…

    Espero que ajude!
    Bjs,
    Karla

    1. A pousada paraíso tia regina. Sempre com excelentes tarifas e bom café da manhã.

  4. Olá Karla,
    Muito legal sua postagem sobre Miguel Pereira. Sou Guia de Turismo e realizo um trabalho pela região, os nossos atrativos são simples mas todos gostam de visitar a cidade.
    Gostaria que nossos governantes acordassem para a verdadeira vocação da cidade que é o turismo, na minha opinião!
    Visite meu blog: http://guiaclaudioribeiro.blogspot.com/
    um abraço e parabéns

    • Lucilane em 8 de março de 2014 às 21:34
    • Responder

    Olá incentivada, por vc fiz um passeio no meu aniversário 03/03/14 por Miguel Pereira, ameiiiiii!!!
    Obrigada pela dica, foi um dia MEMORÁVEL!!!!

    • Ricardo moreira em 31 de agosto de 2014 às 16:25
    • Responder

    Voce pode me informar se existe em miguel pereira um serviço para se fazer passeio pelos pontos turisticos?Obrigado

    • Milena Sales em 13 de novembro de 2014 às 10:40
    • Responder

    Olá! Estou de viagem marcada com o meu noivo a Miguel Pereira e há dias busco na internet opções de passeios, porém sempre muito vagos. A maioria das coisas que leio é que Miguel Pereira é mto pacato e não “nada para fazer”, cheguei até a ficar chateada por ter reservado tudo, mas esse Post foi de grande valia para mim!

    Obrigada pelas dicas!!!

    Bjs!!!

    1. Que bacana, Milena!

      Espero que curta bastante a viagem!

      Beijos

    • Roberto G. Bessa em 6 de dezembro de 2014 às 17:16
    • Responder

    excelente matéria!! quero ir morar em Miguel pq já conheço um pouco e lendo o q li aqui, me deu vontade de ir agora mesmo! muito obrigado.

    • Catiane Rodrigues Leonardis em 17 de janeiro de 2015 às 12:59
    • Responder

    Adorei o post! Miguel Pereira é uma possível lotação no concurso que aguardo resultado. Acho que vou gostar de morar lá!

    1. Que bacana, Catiane.

      Boa sorte com o resultado!

      Abraços,
      Eliane

    • Danielle Pinheiro em 10 de abril de 2015 às 11:52
    • Responder

    Karla,
    adorei todas as suas dicas de passeio da cidade de Miguel Pereira.Tenho muita vontade em morar nesta cidade adorável, até meu esposo está se adaptando a idéia de fugirmos para lugar sossegado

    Um grande abraço

    Danielle Pinheiro

    • valdirene em 13 de maio de 2015 às 10:31
    • Responder

    Ola! Eu nao quero gastar muito, mas queria ir na festa do tomate. Tem alguma dica de hospedagem barata? Hotel? coisa bem simples. bjs

    • Fernanda em 10 de junho de 2015 às 09:21
    • Responder

    Adorei o posto, quero muito visitar a cidade com minha família, estou de olho em um notem fazenda com pesque pague, vamos para relaxar e fugir do estresse da cidade. Me ajude ?! Como fica o tempo em julho, chove muito ?!
    Um abraço !

    • Sirlene Felizardo em 20 de julho de 2015 às 11:11
    • Responder

    Visitei acidade e gostei muito! O lago ,o pessoal dos quiosques a pousada onde fiquei,simples ,mas boa .Agora o restaurante Maria Fumaça….Que decepção! Péssimo atendimento,e olha que estava até vazio. Reclamei e alguns fregueses disseram que são assim mesmo. Até para pagar a conta foi uma novela! E a comida veio fria e sem paladar algum.No outro dia fomos a um outro bem modesto quase de frente,muitíssimo melhor!!

    • Sebastião Mesquita em 15 de setembro de 2015 às 15:06
    • Responder

    Alguém sabe me informar quais Fazendas históricas que trabalham com visitação em Miguel Pereira e Paty do Alferes?

    • Elaine em 23 de setembro de 2015 às 11:48
    • Responder

    Bom dia!
    Muito bacana as informações sobre Miguel Pereira. Eventualmente vou à cidade mas não a conheço tão bem. Gostaria de alguma dica sobre lugar onde comer founde.
    Um Abraço,
    Elaine

  5. Ótimo post, muito obrigado. Estou indo para lá com meu pai hoje e queria algumas dicas. ♥

    • Monique Correa em 17 de fevereiro de 2016 às 13:20
    • Responder

    Muito obrigado! Vou a Miguel com calma no próximo fim de semana, quando voltar digo o que achei.

    • Tânia em 29 de maio de 2016 às 10:16
    • Responder

    Olá, bom dia . Achei interessante suas informações sobre Miguel Pereira. Estive lá há muitos anos e estou querendo retornar ainda, esse mês. Agora a família aumentou, tenho duas filhotas peludas e irão comigo. Vc conhece alguma pousada que aceita hospedes acompanhados de animais de estimação ? Pode me indicar? Desde já obrigada.
    Tânia.

    1. Oi Tânia,

      Obrigada pela visita!

      Como esse é um guest post, quer dizer, foi escrito por uma pessoa convidada, como todos os textos da série, vou passar sua dúvida para a Karla, ok?

      Abraços.

    • Marcos Benicio em 14 de abril de 2019 às 13:52
    • Responder

    Karla, obrigado pelo post! Vou à Miguel Pereira no próximo fim de semana. Muito obrigado pelas suas dicas. Bjs

    • Érika em 17 de janeiro de 2020 às 18:42
    • Responder

    Vou visitar nesse Carnaval, e pelas suas fotos e comentários me deu mais vontade ainda de conhecer Miguel Pereira; confesso que fiquei com água na boca da loja dos chocolates, por fora ela tem um visual lindo, já fico imaginando as guloseimas!

    1. Oi, Érika

      Que bom que gostou do post!
      Esperamos que curtam muito a viagem. 😉

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.