fbpx

Rio Design Barra recebe exposição inédita sobre a natureza brasileira

 A partir de amanhã, 21 de abril, o shopping Rio Design Barra recebe a mostra Conexão Estação Natureza.

Organizada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a ideia da exposição é sensibilizar o visitantes para a causa da conservação da natureza utilizando linguagem simples e acessível para atingir o público de todas as idades. Para isso, oferece atividades interativas e divertidas como cinema sensorial, telas touch screen com mensagens educativas, jogos em Kinect e até um óculos de realidade virtual.

Serão diversas estações, a principal delas, a Estação Conexão, o público vai poder fazer uma viagem em paisagens naturais com um cinema sensorial de seis telas dispostas em 360 graus onde sentirá frio, calor, vento, chuva, em um ambiente aromatizado.

 Na Estação Belezas Naturais, a viagem continua através da visita virtual à Reserva Natural Salto Morato, unidade de conservação mantida pela Fundação Grupo Boticário no litoral paranaense, dentro do maior trecho contínuo de Mata Atlântica do país, com a utilização dos óculos ‘rift’.

 A exposição também conta com jogos interativos com tecnologias como a ‘kinect’, onde os personagens do jogo repetirão os movimentos realizados pelos participantes, e ‘motion by hands’, onde as pessoas utilizam suas mãos em cima da tela, sem precisar tocá-la, para interagir nas diversas fases.

Em um mapa ‘touch, os visitantes têm acesso a informações sobre fauna, flora, características, aspectos culturais, grau de ameaça de espécies.

Na Power Station, três bicicletas ajudam a conscientizar sobre a emissão de gases do efeito estufa. Através das pedaladas do público, uma calculadora instantânea apresentará em tempo real informações de quanto se está economizando de combustível fóssil durante a pedalada, a quantidade de gases do efeito estufa que estão sendo deixados de emitir, iluminando uma árvore. Para que ela fique inteiramente iluminada é preciso que as três bicicletas estejam trabalhando juntas. A ideia é mostrar a importância do trabalho em equipe e da interdenpendência.

E para incentivar as ‘pedaladas ecológicas’ foi criada uma competição entre as cidades por onde a mostra irá passar. Os números ficarão disponíveis para que cada nova capital tente produzir mais pedaladas que a anterior. Então bora pedalar!

A mostra Conexão Estação Natureza é gratuita e já passou por São Paulo e após a temporada no Rio segue para Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Campo Grande e Belém.

 

Conexão Estação Natureza_01

 

Conexão Estação Natureza_01

FOTOS: Divulgação

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

De 21 de março até 05 de maio de 2015  | De segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 15h às 21h.
Shopping Rio Design Barra – Praça Central, 1º piso.
Avenida das Américas, 7.777 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro.
Classificação: Livre
Evento gratuito
Informações: (21) 2430-3024
Atendimento especial às escolas – As escolas terão a possibilidade de levar seus alunos para visitar a exposição nos períodos da manhã e da tarde, em visitas guiadas. Para agendar a visita, os professores devem ligar diretamente para o Rio Design Barra (21 2430-3024).

 
 
 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Siga o 1001roteirinhos nas redes sociais

Instagram – instagram.com/1001roteirinhos
Facebook – www.facebook.com/1001roteirinhos
Twitter – twitter.com

 

1 comentário

    • roberto em 21 de abril de 2015 às 22:36
    • Responder

    estou estudando para ser tec em meio ambiente achei interessante e vou estar na exposição.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.