fbpx

Exposição itinerante sobre a Língua Portuguesa chega ao Rio

Exposição itinerante “Energia da Língua Portuguesa”

Que tal uma dica gratuita para o feriado no Rio?

Amanhã, 07 de setembro, a cidade recebe a exposição interativa sobre rodas “A Energia da Língua Portuguesa”.

 

A Exposição

Utilizando a estrutura móvel de um caminhão, a mostra reúne materiais e atividades que permitem que o visitante conheça mais sobre os países que falam a língua portuguesa, as peculiaridades e diferenças do português falado no Brasil e em Portugal e curiosidades sobre expressões comuns deste idioma.

A exposição é gratuita e fica aberta ao público de 07 a 10 de setembro, das 10h00 às 19h00 na Praça Mauá.

 
Exposição Energia da Língua Portuguesa

 

 

Atrações:

Espaço interno

:: ‘Manifesto’: Na entrada, ficará exposto na parede como um tapete e revelará todas as ações que acontecerão no caminhão.

::  ‘A Língua Portuguesa no Mundo, Viva a energia de estar lá: Os visitantes conhecerão as dez nações que falam a língua portuguesa por meio da cultura de cada uma. Em um visor 360°, os países poderão ser ‘visitados’. No chão, como uma rosa dos ventos, haverá o nome de cada país e, na parede, fotos e expressões curiosas deles.

::  ‘Linha do tempo Brasil X Portugal’: Nesta estação o visitante terá oportunidade de conhecer mais sobre poemas famosos dos dois países, com acesso as informações dos autores, data, estilo, entre outras curiosidades.

::  ´Gerador de Sotaques’: O visitante pode dublar trechos de poemas com sotaque que escolher: Portugal ou outros estados do Brasil e compartilhar em suas redes sociais.

::  ‘Uma Língua Cheia de Energia e História’: Mostrará e explicará o significado de expressões que utilizamos no dia a dia: bicho de sete cabeças; as paredes têm ouvidos; pôr a mão no fogo e tantas outras.

::  ‘Letra por Letra’: O visitante terá que soletrar palavras da nossa língua, selecionadas aleatoriamente por uma vending machine. Se acertar, ganha um livro.

::  ‘EDP e o Museu da Língua Portuguesa’: Do Museu da Língua Portuguesa, para o Rio de Janeiro, do Rio de Janeiro para o Museu. Um painel instalado dentro do caminhão trará fotos e informações sobre a reconstrução do Museu.

::  ‘Recite seu Poema’: Para sair do caminhão, teremos captação dos convidados recitando um poema. Esses fragmentos se tornarão um vídeo que será postado nas redes sociais da EDP.

 
Exposição Energia da Língua Portuguesa

 

 

Área externa

As atividades da área externa promoverão cover face com capas de livros, produção de pôster exclusivo com a citação literária favorita do visitante, ambiente para leitura com estante recheada de livros, pufes e cadeiras. À noite, o painel de LED se transformará em uma tela de cinema, na qual serão exibidos os clássicos inspirados na literatura brasileira ‘Palavra Encantada’ e ‘Língua: Vidas em Português’. O painel ainda reproduzirá informações sobre o percurso da exposição com um infográfico, com o número de pessoas que já passaram pelo projeto itinerante e as cidades percorridas.

 

Exposição Energia da Língua Portuguesa

 

FOTOS: DIvulgação

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

De 07 a 10 de setembro | Das 10h às 19h
Praça Mauá, zona poertuária do Rio de Janeiro
Entrada gratuita

 

 

 

 

 

Siga a hashtag #DicasDeFDS no Twitter e Facebook do @1001roteirinhos e fique por dentro das nossas dicas para o fim de semana da garotada!

 

 

 

*** Não deixe de checar datas e horários com os realizadores dos eventos. O 1001roteirinhos não se responsabiliza por mudanças na programação, valores de ingressos, alterações no trânsito, engarrafamentos e coisas afins.

 

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Siga o 1001roteirinhos nas redes sociais

Instagram – instagram.com/1001roteirinhos

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.