fbpx

Exposição Ex-África tem atividades gratuitas no CCBB-RJ

A partir deste sábado, dia 03 de fevereiro, CCBB Educativo do Rio vai oferecer aos visitantes da exposição Ex-África diversas atrações gratuitas. Laboratório de ações criativas, contação de histórias, espaço sensorial, cortejos musicais e as visitas mediadas fazem parte da programação. Todas elas com o objetivo de aproximar o público das  produções artísticas e poéticas da maior mostra de arte contemporânea africana já realizada no país.

 

Exposição Ex-África - CCBB_Educativo_2018

FOTO: Divulgação

 

PROGRAMAÇÂO DAS ATIVIDADES INSPIRADAS NA MOSTRA Ex-África

No laboratório de ações criativas, os participantes vão repensar o continente africano e sua produção artística e poética. A atividade é livre para todas as idades e vai funcionar das 14 às 16h30min, nos sábados e domingo, no espaço do Programa Educativo, no primeiro andar do CCBB.

No Espaço Sensorial, o visitante é levado a olhar o continente africano sem estereótipos através das vivências propostas. Funciona nas segundas, quintas, sábados e domingos das 9 às 19 horas. Quartas e sextas das 9 às 12 horas e das 16 às 19 horas. A classificação indicativa é livre.

Música e dança são as propostas do Cortejo de Verão.  Com educadores músicos, o público presente é convidado a participar do cortejo brincante pelo prédio do CCBB. A atividade é realizada nas segundas e quintas, às 14horas, no térreo.

Pensando nos bem pequenos, a atividade “Pequeníssimas mãos” viaja para a África, mais precisamente para a cidade de Lagos, na Nigéria, com as histórias da menina Vivi, que conta como foi sua viagem por lá com seus pais. A atividade, com muita música e poesia a atividade, propõe uma experiência para os bebês que, desde cedo, são convidados a frequentar os espaços culturais. Acontece nos dias 24 e 25 de fevereiro, às 14horas (bebês que não andam) e às 15horas (bebês que andam) no Espaço Educativo, 1º andar. Classificação indicativa: 0 a 2 anos e 11 meses. As senhas são distribuídas 30 minutos antes no Programa Educativo, 1º andar. As vagas são limitadas).

Já o “Pequenas Mãos” é pensado para que crianças de 3 a 6 anos interajam com as obras, oferecendo  visitas lúdicas com os educadores e contação de histórias para estimular os participantes a criarem suas próprias histórias. Também podem reproduzir desenhos com materiais fornecidos e criar suas próprias cidades. A As visitas abertas acontecem aos sábados, domingos e feriados, às 14 horas em grupos de até 20 pessoas.  A saída é no Programa Educativo, 1º andar. Para Grupos Fechados o limite de público é de no mínimo de 10 e no máximo de 20 crianças. Agendamento pelos telefones:3808-2070 e 3808-2254.

 

 

Visitas mediadas à exposição Ex-África

As Visitas mediadas em grupos são guiadas por com educadores com a proposta de  incentivar a interação do visitante com as obras e estimular a reflexão, o público contará também com educadores em visitas guiadas. São dirigidas às escolas, instituições em geral, associações, Ongs e outros grupos. Para agendar previamente, basta ligar de quarta a sexta-feira para 3808 2070 e 3808 2254. A atividade é oferecida a grupos de até 44 pessoas.

Visitas mediadas abertas para o público em geral. As visitas ocorrem de segunda a sexta-feira (exceto terças) às 11, 17 e 18h30min. Aos sábados e domingos às 12 e às 18h30min. A classificação indicativa é livre.

essoas com autismo, síndrome de Down, deficiência intelectual e com baixa mobilidade é oferecido um  roteiro com jogos, objetos tridimensionais e lúdicos, e histórias que contam um pouco sobre as obras visitadas, permitindo interação com a exposição. Agendamento para grupos de no mínimo dez e no máximo 20 pessoas – devem ser feitos pelos telefones 3808 2070 e 3808 2254.

Todas as segundas, às 13 horas, há uma um roteiro para pessoas com deficiência visual ou baixa visão onde há experiências táteis e descrições afetivas. A Classificação indicativa é Livre. As visitas mediadas em Libras (Língua Brasileira de Sinais), ocorrem as segundas, quartas, quintas e sextas às 16 horas, com grupos de até 20 pessoas. Agendamento telefones 3808 2070 e 3808 2254 ou coordenacaoeducativorj@gmail.com .

Música e dança são as propostas do Cortejo de Verão.  Com educadores músicos, o público presente é convidado a participar do cortejo brincante pelo prédio do CCBB. A atividade é realizada nas segundas e quintas, às 14horas, no térreo.

 

Outras Atividades

O Livro Vivo é uma atividade que acontece na biblioteca e estimula o interesse pela leitura e a interação com o espaço.  Rola aos sábados, domingos e feriados às 13 horas no Espaço Educativo, no 1º andar do CCBB.

Também no fim de semana, o público pode curtir Contação de histórias aos sábados, domingos e feriados, às 11 e 16 horas, com senhas distribuídas 30 minutos antes do início.

 

 

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Até 26 de março de 2018 | das 9h às 21h
CCBB Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
*Os horários estão sujeitos a alterações. Informações: 3808-2070 e 3808-2254.

 

 

 

 

 

 

 

Siga a hashtag #DicasDeFDS no Twitter e Facebook do @1001roteirinhos e fique por dentro das nossas dicas para o fim de semana da garotada!

 

*** Não deixe de checar datas e horários com os realizadores dos eventos. O 1001roteirinhos não se responsabiliza por mudanças na programação, valores de ingressos, alterações no trânsito, engarrafamentos e coisas afins.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Siga o 1001roteirinhos nas redes sociais

Instagram – instagram.com/1001roteirinhos

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.