fbpx

Mais do que avó!

blogagem coletiva_avos

É a primeira vez que participo de uma blogagem coletiva. E dizem que a primeira vez a gente nunca esquece. O tema de hoje é avó. Aí fiquei pensando, para escrever sobre o tema só se for sobre a minha mãe como avó do meu filhote já que não conheci nenhuma das minha avós. As famílias dos meus pais eram enormes e eles foram os filhos mais novos. E como alguns ainda devem lembrar, há pouco tempo atrás uma pessoa de 40 anos já era uma senhora e a expectativa de vida era menor. Morria-se mais cedo e tinha-se mais filhos. Conclusão, sou órfã de vó. Ou seria, se a vida não tivesse me presenteado com uma pessoa tão especial.

Sim, eu tenho uma avó. E daquelas como a das histórias infantis: cabelo preso no coque, fofinha – sempre olhava pra ela e me lembrava da fadinha primavera da Bela Adormecida – calma, que adorava fazer aquelas delícias na cozinha, que tinha a casa onde passávamos as férias e onde a família se reunia todo Natal, e ainda por cima tem nome de flor. Rosa é seu nome.

Irmã mais velha da minha mãe, a caçula, numa familia de 10 filhos, era ela quem cuidava da pequena. Depois, quando minha avó faleceu, passou a cuidar do meu avô até a sua morte. Dedicou sua vida a isso. Solteira, virou o ponto de união da famíllia. Sempre serena e carinhosa com os sobrinhos. Quando nasci, para a minha sorte, foi escolhida para ser minha madrinha! Desde aquele dia até hoje, essa pessoinha faz parte da minha vida. Passava períodos na nossa casa. Eu adorava treinar com ela a letra do Hino Nacional que tinha na última capa dos cadernos – será que alguém ainda se lembra disso?- , ouvir as histórias de quando ela era criança e arteira e depois quando se tornou professora e foi morar longe de casa, no interior.

Hoje ela mora com a gente. Não faz mais os doces deliciosos ou os pães que aprendeu a fazer na padaria do pai, que cheiravam no forno e eram devorados ainda quentes assim que ficavam prontos. Mas ainda se lembra e conta histórias da época e se diverte com as estripulias do meu filhote.

Depois de tantos anos perfumando a vida dos outros, é a vez dessa avozinha receber o nosso carinho mais que merecido!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.