fbpx

Anchieta – Praia dos Castelhanos

Praia dos Castelhanos

Praia dos Castelhanos

Como falamos no último post – Anchieta – destino de verão, a Praia dos Castelhanos merece um destaque especial…

Recentemente recebeu a Bandeira Azul (Certificado Internacional) o que faz ter que seguir uma série de cuidados com o meio ambiente e conscientização da população e turistas. A prefeitura mantém funcionários distribuindo saquinhos para não sujarem a praia (mas não vale esquecer o saco na praia e deixar que volte para o mar poluindo ainda mais, hein?).

Essa é a campanha Praia Limpa.

Praia dos Castelhanos - Campanha Praia Limpa

Praia dos Castelhanos - Campanha Praia Limpa

Praia dos Castelhanos - Campanha Praia Limpa

Praia dos Castelhanos - Campanha Praia Limpa

Além disso, muito próximo, na Praia da Guanabara você encontra o Projeto Tamar e na minha última passada por lá presenciei a turma do projeto Cuidar da Natureza é a Nossa Praia !

Cuidar da Natureza

Cuidar da Natureza

Nesse projeto havia animadores ensinando a crianças e adultos os conceitos de reciclagem, reutilização de materiais, importância da preservação do meio ambiente… tudo isso com gincanas e muitas brincadeiras! Adorei presenciar essas ações para preservar uma das praias mais lindas que já conheci , e olha que faz tempo que freqüento essa praia 🙂

Praia dos Castelhanos

Praia dos Castelhanos

A praia dos Castelhanos possui água transparente, dificilmente a influência do Rio Benevente chega por lá, normalmente rasa e com ondas que arrebentam sem força, permitindo a brincadeira das crianças com ou sem pranchas “pegando jacaré” como diziam na minha época (não tão distante assim).

Praia dos Castelhanos - piscina de corais

Praia dos Castelhanos - piscina de corais

Nas extremidades da praia dos Castelhanos há corais que formam verdadeiras piscinas de água morna e transparente (repare nos horários da maré, pois os corais ficam cobertos quando a maré está cheia). Um verdadeiro paraíso com direito peixinhos passeando sem cerimônia entre os visitantes para o delírio das crianças.

Praia da Baleia

Praia da Baleia

Praia da Baleia

Praia da Baleia

Um pouco mais para o final da praia, caminhando em direção ao centro de Anchieta, há duas praias que tem gosto de infância. Você encontrará placas indicativas para Praia da Baleia. Não tem infraestrutura de bares, mas tem sombra de castanheira e um mar que mais parece uma piscina.

Nos dias de praia, as refeições não precisam interromper a brincadeira. Nos quiosques da Praia dos Castelhanos (recomendo o Gaivotas, o Prazeres – para quem optar para o centro da praia ou o Pitanga – primeiro quiosque, logo em frente aos corais. Peça o famoso Peroá e curta um dia inteiro de praia aproveitando a sombra das castanheiras e fugindo do auge do sol.

Peroá na barraca do Pitanga

Peroá na barraca do Pitanga

Curta o final da tarde na praia aproveitando as piscinhinhas …

Fim de tarde nos corais

Fim de tarde nos corais

Depois, passe nas sorveterias à quilo e libere a criatividade para ver o por do sol comendo o sorvete enfeitado pelas crianças :

Sorvete para fechar a praia!

Sorvete para fechar a praia!

De noite, saia para caminhar pelo calçadão, fazer um lanche ou sentar na beira da praia sem preocupação. Aproveite para dar uma volta de trem curtindo as músicas infantis e tocando o sino para chamar mais passageiros 🙂

2 comentários

2 menções

  1. Oieee!!!to aqui babando no passeio!!! Uma deliciaaaa,tudo de bom,sem duvidas!!!
    beijosss!!!
    😉

    1. Lá é realmente um destino especial e olha que tivemos que resumir bastante as dicas e seleção de fotos para caber aqui 😉

      Beijos
      Lu

  1. […] Praia dos Castelhanos – 1001 Roteirinhos […]

  2. […] Praia dos Castelhanos – 1001 Roteirinhos […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.