fbpx

Férias no CCBB-RJ tem Festival de Contadores de Histórias

De 18 de Janeiro a 3 de fevereiro o CCBB-RJ vai oferecer uma programação de férias com ações do Educativo para todas as idades.

Para animar ainda mais, nos dias 19 e 20 de janeiro rola o II Festival de Contadores de Histórias com convidados trazendo muitas cores e sons inspirados em narrativas brasileiras e universais. Histórias para famílias e para adultos, contos populares e autorais, apresentações focadas na narração e espetáculos com música, bonecos e tapetes fazem parte da programação do Festival.

Nos dias 26 e 27 de janeiro os espetáculos infantis “O Brasil de Tuhú”, sobre o maestro Villa Lobos e “Chiquinha Gonzaga – uma mulher a frente do seu tempo” homenageiam esses grandes artistas da música brasileira.

Para participar, basta chegar 30 minutos antes para pegar senhas. Todas as atividades são gratuitas.


ferias_ccbbrj_2013


PEQUENAS MÃOS
Terça a Domingo, 18, 22 a 27, 02 e 03 às 15h
Sala do Educativo – 3º andar
Público: de 3 a 6 anos

Passou por aqui – Pequenas Histórias da Arte
Ponto, linha, cor, textura, forma… Como podemos encontrar esses componentes em uma obra de arte? A partir do contato com réplicas de pinturas e esculturas que passaram pelo CCBB ao longo dos anos, o público infantil poderá descobrir como esses elementos são trabalhados, produzindo sua própria experiência artística.



LABORATÓRIO DE AÇÕES CRIATIVAS
Terça a Domingo, 18 e 22 a 27, 2 e 3 às 10h às 12h e 14h às 15h e 18h às 20h
Público: a partir de 6 anos
Paisagens portáteis
Quantas camadas existem numa paisagem? Os prédios, os carros, as árvores e as pessoas sobrepõem-se uns aos outros criando uma trama de. Neste laboratório, recortes de imagens são usados compor planos de uma paisagem coletiva que estará em constante transformação.



BISBILHOTECA
Biblioteca – Sala Infanto-Juvenil – 5º andar
Terça a Domingo, 18 e 22/1 a 03/2 às 16h
Público: a partir de 6 anos

Travessias
Quais são os caminhos da sua imaginação? Como podemos trilha-los? Nessa atividade os participantes percorrem o universo das histórias que habitam a biblioteca Infanto Juvenil do CCBB. Através de imagens e texturas, livros sensoriais serão construídos, ficando expostos na estante da biblioteca.



EM CANTOS E CONTOS [famílias]
Terça a Domingo, 18 e 22/1 a 03/2 às 17h
Sala do Educativo – 1º andar
Público: a partir dos 3 anos

Despropósitos e peraltagens
Um menino é poeta, o outro é mágico… há também dois irmãos que desejam atravessar um rio a bordo de um caixote. Inspirada no universo de Manuel de Barros, essa contação traz histórias de aumentar o mundo com a imaginação.

Essas Mulheres…
Homenagem às meninas, mães e avós. Uma pequena viagem pelo universo feminino, através de mitos de mulheres notáveis que marcaram a história e tiveram participação na criação do mundo. Entre os contos que tecem essa trama, estão o conto africano “Oxum” e o o conto chinês “A Velhinha e o Tigre”.

Causos do Nosso Senhor
Quando Nosso Senhor vem andar pelo mundo, chove é causo! As histórias contam as suas andanças e o contato com diferentes personagens, que rendem exemplos de coragem, justiça e fé.

O Flautista de Hamelin
Hamelin era uma cidade apavorada por uma infestação de ratos. Tudo parecia perdido até surgir um flautista que, com sua flauta encantada, poderia livrar a cidade desses roedores inconvenientes. Porém, ao não ser pago como prometido, decide levar o tesouro mais importante da cidade.



MUSICANDO
Terça a Domingo, 18 e 22 a 27, 2 e 3 às 13h
Sala do Educativo – 1º andar
Público: a partir dos 5 anos

O Ressoar da História
Umas histórias nos levam à tristeza, outras a alegria ou até mesmo nos remetem à infância. A partir dessas emoções podemos perceber que elas contam e fazem história. Inspiradas em letras de músicas populares propomos que os participantes recriem tais histórias e descubram suas diversas sonoridades.




II FESTIVAL DE CONTADORES
Sala 26 e Teatro 1
Sábado e Domingo, 19 e 20 de 11h às 16h e de 17h às 18h.

SÁBADO/FAMÍLIA

Histórias Impressionantes – 11h
Contadores de Histórias do CCBB Educativo

Viajando pela exposição Impressionismo, Paris e a Modernidade, os contadores de histórias do Educativo prepararam narrativas ligadas ao tema, como a explosão de cores e luz nas telas, a vida noturna agitada nos salões de dança, nos balés e nas óperas de Paris. O público então é convidado a passear por histórias como O Flautista de Hamelin, O Mistério dos Sete Sapatos e Tumebune, o Vagalume.

Cantos e Contos – 12h
Silvia Castro
Contação de histórias e músicas do cancioneiro popular com Silvia Castro e o músico Dininho Silva. O espetáculo abre espaço para o encontro com a cultura popular. As narrativas “O Tatu e a Onça” e “Como acordar minha avó?, entre outras, se baseiam no folclore brasileiro.

Histórias para ouvir e contar – 13h
Lúcia Fidalgo
Histórias de bichos e personagens fantásticos para crianças de 0 a 10 anos.

Contos Árabes – 14h
Grupo Mosaicos

Entre castelos e camelos, mares e desertos, califas e princesas, numa terra distante e antiga, se encontram ainda histórias sobre amor, amizade, bravura e esperteza. Não é miragem, nem trapaça, é uma viagem pelas areias e fumaças dos contos árabes. Mas cuidado! Nem tudo é o que parece.

Palavra Entrelaçada – Histórias e relatos de amizade – 15h
Jiddu Saldanha
Os diversos tipos de amizade desde o princípio dos tempos… é sobre o que nos conta o espetáculo “Palavra Entrelaçada”. Para realizar este espetáculo, o ator conta com um repertório que une seu trabalho autoral às pesquisas de lendas antigas de diversas culturas, trazidas para o universo atual e brasileiro, utilizando a linguagem do humor, palavras e mímica teatral.

Ciranda de Tapetes – 17h
Costurando Histórias
Nesta sessão de histórias recheada de mitos, lendas e parlendas, sentados em roda, embalados pelo som de cantigas, tambores, tarantelas e cirandas, todos são cúmplices da brincadeira. Cabra Cabriola, Jurupari, sacis e outros seres mitológicos convidam os pequenos e grandes ouvintes a uma viagem, em causos que atravessam gerações.



DOMINGO/FAMÍLIA

História de menino. História de menina – 11h
Passarinho à Toa
Pense no nome de uma menina bonita e num outro, de um menino levado. Agora guarde estes nomes na ponta da língua, segure bem firme e só solte quando a brincadeira começar! O grupo Passarinho à Toa traz duas histórias com música, dança e brincadeiras, onde o público também participa, dando nomes aos personagens.

A lenda da Noite e As sombras do Jardim – 12h
Museu do Meio Ambiente

A LENDA DA NOITE
Dentro de um coco mora a noite e toda sua escuridão. Uma índia sonha ver a noite e pede esse presente ao seu amado. Ele recruta três bravos guerreiros para busca a noite, que dormia guardada pela Cobra-grande na parte mais escura do rio. Será que eles vão conseguir vencer os desafios? O que será que a noite vai trazer? Os educadores do Museu do Meio Ambiente vão contar quais mistérios a noite irá libertar.

AS SOMBRAS DO JARDIM
As grandes navegações foram marcadas por disputas pelas especiarias do antigo Oriente. O Jardim Botânico, fundado em 1808 no Rio de Janeiro, tinha como uma de suas funções o cultivo de tais iguarias. Essa história conta como chegaram algumas das primeiras mudas plantadas no Jardim Botânico, pelas mãos de Luiz de Abreu Viera e Silva que teve seu barco e tripulação rendidos pela marinha francesa e levados presos às Ilhas Mauricius. A equipe do Museu do Meio Ambiente, conta as aventuras e desventuras desta viagem, com muita música e projeção de sombras.

Histórias das tolices humanas – 13h
Suzana Nascimento
Contos tradicionais sobre as tolices dos homens e as consequências de atos cometidos sem cuidados; todos contados com muito humor.

Histórias de Antanho – 14h
Augusto Pessoa
Contos que permeiam o imaginário popular desde longa data. Mas não são histórias velhas. São histórias que levam o espectador de qualquer idade a refletir sobre as relações humanas. Silvio Romero, Câmara Cascudo e Basílio de Magalhães são os autores populares que, de uma forma irônica, trazem a reflexão sobre a convivência e a relação entre os homens.

Um Brasil de Histórias – 15h
José Mauro Brant
José Mauro Brant conta e canta seu repertório de histórias e canções populares brasileiras, fazendo do espetáculo uma diversão para crianças de todas as idades.

Bicho do Mato – 17h
Tapetes Contadores
O grupo criou um jardim todo feito de tecido para abrigar contos populares brasileiros e histórias de Ana Maria Machado e Ricardo Azevedo. Cada elemento do jardim se transforma num belo cenário de pano onde bichos do mato, na tentativa de resolver seus problemas, aprontam um bocado de confusão.





ESPETÁCULOS
Sábado e Domingo, 26 e 27 às 16h30
Sala 26

SÁBADO

Histórias de Chiquinha Gonzaga, uma mulher a frente do seu tempo
“Vamos abrir alas para nossa querida Chiquinha, a dama da música, do teatro e do carnaval. A mulher que viria ao mundo pra mudar a ordem das coisas, pra provar que existem outras maneiras de se pensar e de agir. Abram alas!”. Espetáculo leve e descontraído, que passeia livremente por toda a trajetória da maestrina. A música ao vivo e a linguagem narrativa são características marcantes do trabalho que conta com três atores e três músicos em cena.

DOMINGO

O Brasil de Tuhú
O Brasil de Tuhú é um espetáculo sobre a vida e a obra do maestro Heitor Villa- Lobos. Com ênfase na infância do maestro, de forma lúdica, percorre toda a sua trajetória. Os instrumentos, verdadeiros personagens, dialogam com os atores e com o público, através de trechos de músicas deste célebre maestro e de grandes compositores, clássicos e populares, que o influenciaram.


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

De 18 de Janeiro a 3 de fevereiro
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro.
Informações CCBB Educativo – 1º andar
(21) 3808 2070 | 3808 2254
Entrada Franca
Distribuição de senhas: 30min antes das atividades.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.