fbpx

Criança vai ao Museu no Centro Cultural Banco do Brasil

Nós somos super fãs de instituições que incluem a garotada em sua programação, e o Centro Cultural do Rio de Janeiro é um deles através das atividades do CCBB Educativo!

Neste fim de semana, 17 e 18 de maio, os pequenos terão uma programação especial dentro do projeto “A criança vai ao Museu” que discutiu a importância de tornar os museus mais acessíveis a todos. Na programação, Histórias e música para bebês a partir de 5 meses, atividade Pequenas Mãos para crianças de 3 a 6 anos, Em Cantos e Contos para os baixinhos a partir de 5 anos, Musicando para maiores de 7 anos e atendimento a crianças com necessidades especiais.

As atividades do encontro serão desenvolvidas com base na exposição em cartaz Visões na Coleção Ludwig com obras de artistas como Pablo Picasso, Andy Warhol, Robert Rauschenberg, Roy Lichtenstein, Jeff Koons, Jean-Michel Basquiat, Joseph Beuys, Gerhardt Richter, Anselm Kiefer, George.


contacao_ccbb

FOTO: João Sailder


Sábado – 17 de maio


RODA DE HISTÓRIAS PARA BEBÊS – Contos clássicos para pequeninos
Horário: 10h30
A partir de 5 meses
Público: Espontâneo, senhas distribuídas 30 minutos antes da atividade.

De uma mala no chão, saem brinquedos diferentes, livros animados, instrumentos musicais e objetos divertidos que ajudam a contar histórias conhecidas de uma forma bem específica para os bebês. Tudo causa curiosidade e tudo pode ser explorado nessa roda. Cantigas do nosso folclore embalam o encontro, enquanto os pequeninos descobrem as histórias numa grande brincadeira. A Roda de Histórias para Bebês é um momento de troca de emoções e sentimentos, através das experimentações sensoriais e do prazer de estar junto.

Giovana Olivieri é formada em Comunicação Social, com especialização em Mídia-Educação, Arte-Educação e Prática Psicomotora Aucouturier. Trabalha com desenvolvimento infantil e linguagem em centros de desenvolvimento infantil e escolas de educação infantil. Participa da formação dos voluntários da Associação Viva e Deixe Viver no Rio de Janeiro. Conta histórias semanalmente no Imperator – Centro Cultural João Nogueira.


PEQUENAS MÃOS
Horário:15h
Público: Crianças a partir de 3 a 6 anos.
Atividade Coleção de Sonhos

Atividade – Coleção de Sonhos

Para visitar a exposição os educadores vão usar como suporte uma pequenina caixa de madeira. Cada criança vai receber a sua caixinha e deve guardar dentro dela seus sonhos. Esse é o mote da atividade que percorre a exposição “Visões na Coleção Ludwig” explorando 5 obras: “Cabeça de criança”, “Tríptico número 14. Autorretrato (Dedicado ao meu pai)”, “Bananas-splits com glacê em degustação”, “Branca de Neve” e “Próxima parada”. As obras, que tem nome sugestivo, inspiram os temas dos sonhos: destino, fabulação, sabor.

O formato da atividade Pequenas Mãos traz uma visita seguida de uma prática. Assim, depois da galeria, os pequenos seguem para uma sala ambientada e é hora de experimentar. Começa o laboratório. Cada visitante vai desenhar com pilot um dos seus sonhos em uma folha de acetato. Os educadores vão reunir todos os sonhos sonhados e desenhados numa coleção e projetá-los em movimento nas paredes da sala. O Educativo produziu um projetor manual, inventado especialmente para essa exposição.


MUSICANDO
Horário:15h
Público: Crianças a partir de 9 anos.


EM CANTOS E CONTOS
Horário: 16hs
Público: Famílias

Para a exposição Visões na coleção Ludwig foram selecionados contos que falam de:

1) Pintura – como o conto de Malha Than chamado O retrato do rei, onde um rei muito narigudo encomenda seu retrato a três pintores.
2) Coleção – no conto brasileiro Pinto pelado, um pequeno pinto vai ao castelo do rei fazer uma reclamação e no caminho vai colecionando personagens que vão auxiliá-lo nessa aventura.
3) Realismo – será que as aparências sempre verdadeiras? No conto recolhido pelos Irmãos Grimm As fadas veremos que muitas vezes o que vemos como os olhos pode nos confundir.


Domingo – Dia 18 de maio


CIRANDINHAS BEBÊS E CIA
10h – Mães, pais e bebês de 5 meses a 1 ano. São atividades propostas para bebês que ainda não andam. Os pais devem estar junto. Capacidade: 15 bebês e + 1 ou 2 adultos.
11h – Mães, pais e bebês de 1 e 2 anos. São atividades propostas para crianças pequenininhas que já sabem andar ou estão ensaiando os primeiros passos. Os pais devem estar junto. Capacidade: 15 crianças e + 1 ou 2 adultos.

Com Marcela Terry (voz e violão), Fernando Carvalho (voz, violão e ukulelê) e Wilson Meireles (percussão).

Horários – serão 2 apresentações. A primeira para bebês que ainda não sabem andar e a segundo para quem já está dando os primeiros passos.


PEQUENAS MÃOS
Horário:15h
Público: Crianças a partir de 3 a 6 anos.
Atividade Coleção de Sonhos (mesma atividade de sábado)


MUSICANDO
Horário:15h
Público: Crianças a partir de 7 anos.


EM CANTOS E CONTOS
Horário: 16hs
Público: Famílias

Para a exposição Visões na coleção Ludwig foram selecionados contos que falam de:

1) Fotorrealismo – será que as aparências sempre verdadeiras? Nesse conto de fadas divertido vamos ver que nem sempre o que aparece na moldura de um quadro é o retrato pintado.

2) Coleção – No conto de fadas Os sete potros o personagem principal vai encontrando objetos mágicos no seu percurso que vão auxiliá-lo a vencer a sua tarefa. Esses objetos podem ser vistos como uma coleção.


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

De 17 a 18 de Maio
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro.
Informações CCBB Educativo – 1º andar
(21) 3808 2070 / 3808 2254
Entrada Franca
Distribuição de senhas: 30min antes das atividades.
culturabancodobrasil.com.br


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.